Morada de Barro
Entende-se por Arquitetura Vernacular Caiçara a expressão cultural da ocupação no litoral brasileiro por comunidades tradcionais que, devido a sua importância, deveriam ter seus exemplares edificados classificados como patrimônio.
Foi neste contexto que o Morada de Barro surgiu durante o curso de DSA - Arquitetura de Terra, Craterre/França, em 2009, com o objetivo de pesquisar e sensibilizar as comunidades tradicionais caiçaras do Arquipélago de Ilhabela sobre a importância desta cultura construtiva, assim como, do patrimônio construído em terra.
Os desafios enfrentados apontaram para além da valorização da arquitetura vernacular caiçara demonstrando que a prática de construir utilizando os recursos locais pode e deve ser reinterpretada de modo a atender aos novos anseios e garantir uma ocupação equilibrada com a paisagem cultural caiçara.
Devido a facilidade de acesso e o grande número de habitações em taipa de mão a área de ação do projeto priorizou as comunidades tradicionais da Baía dos Castelhanos.