Taipa de Mão

A taipa de mão é uma técnica construtiva milenar presente nos cinco continentes. Consiste na construção de paredes com o preenchimento da terra em seu estado plástico em trama de madeira.

É uma técnica de construção com terra leve e associada a madeira. A evolução da técnica construtiva proporcionou diversas variáveis na construção das tramas, no modo de produzir o barro, na estabilização e nos revestimentos. Esta diferenças estão associadas ao meio ambiente e ao tipo e oferta dos materiais locais.

Pela facilidade de construção da taipa-de-mão muitas famílias com poucos recursos a utiliza. No entanto, há uma interpretação errônea de associá-la a pobreza enquanto o que há é a versatilidade do sistema que pode ser empregado com poucos recursos e, que se aplicada de modo apropriado,  proporciona uma habitação de qualidade.

No Brasil, há pouca variação no modo de construção da trama e os materiais mais comuns são as ripas de juçara e bambu. Na mistura da terra são poucas as localidades adicionam aditivos a mistura.

Atualmente, arquitetos no Chile a associam ao aço em substituição a madeira para a produção da arquitetura contemporânea.

Casa Quilombola - Quilombo de Praia Grande/Iporanga/SP/2015
CASA DE TAIPA-DE-MÃO | QUILOMBO DE PIRIRICA/IPORANGA/SP/2014
Casa de farinha caiçara. Canto da Lagoa/Ilhabela/SP/2009
Casa Caiçara | Morada de Barro - Levantamento 2009

Info

Local Ilhabela SP

Mail arquitetura@alain-mantchev.com

Pinterest alainmantchev

WebSite Morada de Barro

return